Seja Bem Vind@!!!!

sábado, 16 de outubro de 2010

Como fazer o mosaico ecológico

Atendendo a pedidos.... 

Você vai precisar de:
- Embalagens plásticas de produtos de beleza e/ou limpeza (shampoos, condicionadores, hidratantes, amaciantes de roupas etc.). 
- Tesoura
- Cola branca
- Lápis
- Rejunte para cerâmica
- Pano úmido
- Álcool


O 1o. passo é juntar as embalagens (se você for daquelas que sempre usa os mesmos produtos, peça ajuda à família ou aos amigos pra poder diversificar as cores). 

2o. Depois de lavar bem as embalagens, é preciso cortá-las em pequenos quadradinhos (você pode cortar no tamanho e formato que você quiser. não precisam ser exatamente do mesmo tamanho, mas cuidado para não ficar discrepante demais. e é sempre bom lembrar que quanto menores os pedacinhos, mais bonito fica o resultado final). Use uma boa tesoura, algumas embalagens são bem resistentes e isso pode deixar algumas bolhinhas nos seus dedos.

3o. Faça o desenho com lápis na superfície que vai ganhar o mosaico (limpar a superfície com álcool antes). E comece a colar os pedacinhos das embalagens de acordo com o seu desenho. Eu uso cola branca rótulo azul e dá super certo. Lembre de não juntar demais os quadradinhos, é preciso deixar espaço para rejuntar depois. Essa etapa é a que exige mais paciência, mas o resultado final é gratificante, vale a pena!

4o. Depois que todo o desenho já estiver "mosaicado", espere a cola secar para rejuntar a superfície. Isso mesmo: Providencie um pacotinho de rejunte, aqueles usados para cerâmica mesmo. Existem várias cores de rejunte, mas eu prefiro usar a branquinha mesmo. Prepare o rejunte conforme as instruções da embalagem, passe a massa em toda a peça com mosaico tendo o cuidado de preencher todos os espaços entre os quadradinhos. Quando terminar, use um pano úmido para limpar o mosaico e espere secar.

Pronto!!! Você terá um lindo mosaico ecológico feito por você mesma!!!

7 comentários:

  1. Dá até vontade de tentar, mas com meu talento e paciência pros trabalhos manuais, não sei não heim! =P
    Tá lindo o blog. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. huhu...
    Adorei o comentário!!
    Mas você só vai saber se vai conseguir se tentar. Meu conselho: tente quantas vezes forem necessárias até você chegar ao resultado que você quer.
    Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. hihihihihihihii =)
    tbm fiquei com vontade de tentar... e tbm estou no time de Olga qnto as habilidades manuais!!! kkkk
    ô Mari, mas é pra passar o rejunte sobre o mosaico mesmo, é isso?!
    =)
    Bjo Bjo Bjuuus
    Blog já favoritado! ;)

    ResponderExcluir
  4. tamyyyyyyyyyyyyyyyy!!!!
    tô adorando ver que despertei as artesãs dentro de vcs! rsrsrs....

    a gente pode marcar uma oficina dia desses, ne?

    mas olha, é pra passar o rejunte por cima mesmo. com o cuidado de preencher todos os espacinhos entre cada quadradinho e passar o pano úmido antes que seque pra não deixar a "peça" manchada, ok?

    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaaaaah =)
    adorei a idéia da oficinaaaaaaa \0/

    ResponderExcluir
  6. Mari adorei o mosaico, ta lindo demais! Vou tentar quando for para o meu ap. bjos

    ResponderExcluir
  7. Mari, te mandei a foto da minha tentativa - fiquei surpresa com a minha paciência, mas triste por não ficar tão bem. Aprendi a cortar menor, a colar melhor, a escolher melhor a posição... Tive problemas com o rejunte. Na hora de colocar, começou a soltar os pedacinhos!! e não consegui espalhar bem... enfim, acho que tmb não coloquei cola suficiente. Aprendizado pro próximo!

    ResponderExcluir